09/06/2013

Nos Porões da Ópera. E da Vida.


“Tinha um coração capaz de conter o império do mundo e teve de se contentar, finalmente, com um porão.”

O anjo da música queria apenas ser amado. Se tivesse um rosto comum teria ganhado o mundo, mas a natureza divina o agraciou com a mais terrível das feiuras. Com o dom maravilhoso do canto, composição e mágica, arte e magia, e inclinação à arquitetura, adquiridos na infância com ciganos, de circo em circo, onde era hostilizado por sua feiura, Erick, o Fantasma da Ópera, alcançou a misericórdia de uma alma bondosa que o escondeu nas galerias subterrâneas da Ópera de Paris. Fez dos corredores baixos o seu mundo particular, um labirinto a qual conhecia como a palma da sua mão. Seduziu através de sua voz uma pequena bailarina, que acreditava esse ser o anjo da música, a qual seu pai prometera enviar-lhe, quando do momento de sua ultima inspiração. Erick forçou Christine Daaé amar-lhe, e com isso causou uma grande tragédia, tanto material, quanto psicológica.

O apego a imagem, ao rostinho bonito, destruiu  a vida de um jovem com grande potencial, que sonhava com o dia em que alguém o olhasse com um sorriso no rosto. Quem é que gosta de ser alvo de piadinhas infames, motivo de chacotas?  Muitos adolescentes, levados pelo desespero de não serem aceitos como são, interrompem suas vidas bruscamente, colocando um ponto final numa história que muitas vezes ainda  não passou da introdução. Infelizmente isso é real,  o sofrimento alheio não interessa, não amolece aquele que o provoca. Quantos Ericks precisarão morrer para que haja, pelo menos, uma reflexão do quão isso é perigoso? 

Abaixo a ditadura da beleza! Por um mundo mais humano, mais justo. Pelas pessoas como elas realmente são!

Compartilhe!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

15 comentários

  1. Eu sou apaixonada pela história do Fantasma da ópera Pah! Acho ela profunda e cheia de entrelinhas, neste post você trouxe um assunto muito interessante, que nos faz pensar. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, eu só a conhecia através do musical, mas pude captar a essência da dor do Fantasma com a leitura do livro.

      Excluir
  2. OIeee Lominha, tudo bem? Lindo texto, hein? Infelizmente a ditadura da beleza ainda é muito forte no mundo todo. Eu mesmo já sofri descriminação por causa da aparência e sei que não foi a primeira e nem será a última vez. Esse mundo é louca e as pessoas te julgam por muito pouco, certo? Não sei se um dia essa ditadura vai acabar, mas vamos torcer para que se olhe mais o interior do que a capa.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda, somos duas então. Sofremos essas recriminações principalmente na escola, em que se você não for magrinha e bonitinha com certeza será reprimida.

      Excluir
  3. Oi Pah.
    Que texto perfeito e reflexivo.
    "Por um mundo mais humano, mais justo. Pelas pessoas como elas realmente são!"

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, essa última frase apareceu do nada quando eu estava escrevendo, e gostei dela. ;)

      Excluir
  4. Oi querida
    Pois é...aparência...coisa complicada, ne?
    Vc leu Extraordinário?! Eu AMEI!
    Adoro suas visitas la no blog, viu?!
    Bjks mil e uma otima semana

    http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li esse livro Claudia. E obrigada você por suas visitinhas aqui ao meu blog!

      Excluir
  5. Olá!Boa noite
    Pah...
    Como vai?
    sim...O Fantasma atende a quem tem profundas inclinações românticas, afinal ele é um personagem romântico, por excelência...Com relação á ditadura da beleza, penso que temos que ficar atentos às armadilhas consumistas, menos escravizados pela cobrança estética ,além do que o excesso de vaidade pode se tornar um problema de saúde pública... e o pior é que muitas/os , tal como o Fantasma,utilizam uma máscara que esconde sua feiura, física e moral e a ambiguidade de sua condição...por isso que serei sempre favorável à beleza da diversidade e a diversidade da beleza...
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Boa semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis(z)
      Sim, um personagem romantico, porém doentio. Creio eu que pelas privações pela qual passou. É realmente uma história incrível, chocante, e vista em conjunto com adaptações cinematográficas, é de chorar, de partir o coração.
      Obrigada eu por todo carinho que recebo em suas visitas.

      Excluir
  6. É como dizem... Um dia a máscara cai. O rostinho bonito se desfaz.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  7. Vou confessar pra você, não estou familiarizada com O fantasma do Ópera pois pasme, nuca li nem vi qualquer musical. Mas lendo o seu texto tenho certeza de que vou gostar, ele trata de um tema que gosto. Concordo com o que você disse, hoje em dia tudo é muito artificial e pressionam para cada vez mais ser assim. A verdadeira beleza está em ser e não em aparentar.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Denise, ser é muito melhor do que aparentar. E esse 'ser' que é importante pra nós, no âmbito familiar, social e profissional. Ser alguém, ter uma personalidade, sabe..
      O livro do Fantasma tem uma escrita totalmente diferente, ele é escrito em formato de investigação, como se o escritor fosse um repórter e saiu a procura de informações sobre os acontecimentos na Ópera de Paris, em relação ao Fantasma. Dá pra acreditar que a história é real.

      Excluir
  8. Olá Paloma. Primeiramente, peço desculpas pela demora em retornar a sua visita, o tempo tem sido meu pior adversário e, por ser fascinado por blogar, acabo blogando demais, agendando posts e falhando com meus visitantes...
    Pelo que li, já prevejo que daqui sairá uma ótima parceria entre nós dois, gostei imenso deste post. Tal como nosso parceiro em comum, Felisberto, também sou a favor da diversidade da beleza.
    A sociedade é cruel com quem não se encaixa em seus "padrões" de beleza, que são exigentes demais.
    Sua alusão a obra do Fantasma da Ópera com o bullying foi inédita para mim, nunca vi ninguém fazendo e realmente, foi um olhar muito sensível que você teve.
    Eu, que já passei e, por vezes, passo por bullying, sei bem que nem sempre é fácil lidar, mas tenho melhorado bastante minha autoestima e aprendendo a tacar o botão do Foda-se para o que os outros dizem.
    Mas infelizmente, há aqueles que nem sempre conseguem, como exemplo temos a triste história de Amanda Todd.
    Abraço e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian, obrigada a você por sua visita e palavras aqui no meu bloguinho. Entendo sobre a falta de tempo para blogar, principalmente no que diz respeito a visitar outros blogs, enfim, trabalho, família, coisas do cotidiano, passo pela mesma situação.
      Eu assisti ao musical, em que tem o Gerard Butler como Fantasma, e depois li o livro. Realmente a história me tocou, a leitura faz você acreditar que tudo aquilo foi real. E justamente o fato de não ser aceito pela sociedade, fez com que Erick, sim, esse é seu nome, tomasse as atitudes que tomou depois de adulto, levando a situações catastróficas.
      Não sou boa com nomes então fui pesquisar sobre Amanda Todd, ainda não tinha visto todo o vídeo que a menina fez e fiquei um bom tempo lendo sobre o assunto. Quando cheguei em casa o tema de um programa que as vezes assisto foi cyberbullying, e fiquei imensamente feliz por naquele momento dominar o assunto em debate. Nós, como adultos, podemos contornar uma situação assim, mas é uma criança, um adolescente? É pavoroso isso.
      Na hora em que lia não associei uma coisa com a outra, as palavras saíram de repente assim que escolhi essa frase para postar sobre a minha leitura.

      Excluir

Oi, obrigada por sua visita, sempre bem vinda.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho. ;)

 
© 2011-2014 Livros Estrelas
Desenhado por Gledson Nascimento.
Licenciada sob uma licença Creative Commons License Brasil.
Posts RSSComments RSS
Back to top