12/03/2013

A Arte de Escrever

"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu oficio. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de ter feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer".


Do Livro Caetés de Graciliano Ramos


Só mesmo um autentico alagoano para comparar a arte de escrever com o oficio das lavadeiras dos rios de Alagoas. Notável figura literária, Graciliano colaborou com diversos jornais, dentre eles "Dilúculo", "Echo Viçosense", "Jornal de Alagoas" sob vários pseudônimos, e "Correio de Maceió" e jornais cariocas também. Foi prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, na qual escreveu o romance onde encontramos a citação acima, 'Caetés'.

Hoje não precisamos de um pseudônimo para escrever, desde que você realmente queira. O importante mesmo é soltar a imaginação e fazer com suas palavras o que as lavadeiras fazem com as roupas: molham, torcem, ensaboam, colocam anil, depois penduram no varal, para secar. Escreva, expresse sua opinião (não se esqueça da ética, o que cabe aqui respeitar a opinião do outro), desenhe, pinte, borde! Depois divulgue para que os seus amigos possam apreciar os seus escritos. Pode ser no blog, no papel, na sua casa, no seu trabalho, no seu caderninho de anotações...

Escreva a sua história, deixe a sua marca no mundo. A sua posteridade agradece!
E não esqueça de compartilhar com os pequenos tudo o que for relacionado a leitura e a escrita. O adulto é o modelo da criança.
Compartilhe!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

15 comentários

  1. Tem gente que acha chato livros clássicos (realmente são cansativos), mas nem todos são chatos, são bem interessantes. Já li Graciliano Ramos, mas não me lembro o título do livro.

    A minha professora me emprestou um livro de contos do João Guimarães Rosa, não sei quando eu vou ler, mas quero ler com a maior calma e atenção para entender tudinho e não deixar passar nenhum detalhe ;)

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito pouco dos clássicos nacionais e não tenho vergonha de dizer isso, não me educaram para amar os autores nacionais e sim me MANDARAM lê-los.
    Hoje em dia eu tenho menos ranço sobre livros nacionais, leio e até tenho minhas preferências e Graciliano é um deles, seguido por Bernardo Guimarães e André Vianco. Adorei seu post, muito bem feito e de bom gosto.
    Vim retribuir a visita que fez ao meu blog, o RR, estou te seguindo aqui, se puder retribuir vou adorar.
    Beijos
    Viviane
    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/03/resenha-o-orfanato-da-srta-peregrine.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Olá Paloma!

    Obrigado pela visita.
    Não vou negar que tenho um pouco de receio com os clássicos,não foi legal quando os tornaram leitura obrigatória,mas confesso que gostei de alguns que li e Graciliano Ramos foi um desses autores.

    Bojos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Que linda sua postagem, xarázinha! Adoreii a comparação dele e depois a sua finalização. Com certeza ainda termino meus livros e vai ser para ontem! kkkk O adulto é o modelo para a criança mesmo.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  5. Ah eu amo escrever e com certeza venho deixando minha marca pelas minhas agendas rsrsrs.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. É verdade que leitura imposta é horrível, ainda mais quando se é jovem. Difícil é reverter essa situação e trazer os adolescentes para o mundo da leitura. Comecei ler Machado de Assis e José de Alencar com meus 13 anos, mas a diferença é que eu sempre gostei de ler...

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Querida Pah
    muito boa a sua finalização.
    Graciliano foi muito feliz em fazer essa comparação.
    Eu parto do pressuposto que “um leitor atento será
    sempre um bom produtor de texto... é, antes de tudo, aprender a pensar, a encontrar ideias, selecioná-las, organizá-
    -las e concatená-las.
    Sinceramente,já faz algum tempo que não leio clássicos, mas pretendo retomar...eram outros momentos.Tem romances muitos bons.
    ah...lá no meu blog vc pode comentar da forma que quiser, desde que fale q sou talentoso,lindo e inteligente..#brincssssssss
    Meu carinho
    Boa noite
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Pah!
    Amei, amei, amei o post *-*
    Super concordo com as palavras do Graciliano e com as suas. Estava até conversando sobre algo parecido com os meus alunos hoje. Falamos sobre escrever, criar, ler mais e estar sempre seguindo em frente. Quando li o post só me lembrei deles.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Pah, lindo post!! Mas acredita que nunca li nd do Graciliano? Nem pra vestibular :( É uma vergonha eu sei, mas acontece que nao me dou bem com classico (infelizmente!). De qlqr forma, vou ver se leio algum livro dele nas ferias ^^

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Olá Paloma!
    Acho muito importante escrever! Sempre que tenho uma ideia anoto num papel para não esquecer!
    Abraços...Samantha
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  11. Oi, paloma!
    Eu adoro escrever e também acho que é algo importante, como disse a Samantha aqui em cima. Estou sempre anotando ideias no conato do caderno, agenda ou qualquer coisa que u tenha na ora só para não esquecer!

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
  12. Olá Xarázinha!^^ Como está? Ai...eu gosto muito dos livros da Bella Andre...são doces.
    Bom final de semana.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post, adorei! Escrever para muitos pode ser a coisa mais fácil e simples, eu tenho uma super dificuldade e o meu site me ajuda nisso. Além de ser a forma que me expresso é onde melhoro a minha capacidade de me comunicar através das palavras.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  14. Escrever é uma arte, complicada demais, mas vamos tentando melhorar a cada dia. Um lindo poto Pah. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Pah,

    Esse texto esta maravilhos e eu gostaria muito de dominar um pouquinho essa arte, mas contribuo divulgando né? ....KKK....não estou conseguindo twittar esse post e nem compartilhar no face....abçs.Tem resenha nova no blog...:)


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi, obrigada por sua visita, sempre bem vinda.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho. ;)

 
© 2011-2014 Livros Estrelas
Desenhado por Gledson Nascimento.
Licenciada sob uma licença Creative Commons License Brasil.
Posts RSSComments RSS
Back to top