29/01/2013

Você sabe o que é um Sarau?

Sarau é uma reunião festiva entre amigos ligados a arte e cultura. Geralmente é feito em casa particular onde as pessoas se encontram e se expressam artisticamente, porém há vários locais sugestivos para se fazer um sarau: parque, clube, biblioteca, bar. O importante sentir-se a vontade no ambiente.
Nesses encontros, o amigos ouvem música, assistem filmes, filosofam, lêem trechos de livros, fazem poesia. Podem também realizar concertos musicais e recitação de trabalhos em verso ou prosa, teatro e pintura.
Bastante comuns no século XIX, os saraus vem sendo reconhecidos por seu caráter lúdico, inovador e divertido. O essencial é recuperar o bom papo, ouvir uma boa música e valorizar o ser humano por meio de gestos simples que se perdem na velocidade com que se vive no século XXI.
Eu participo mensalmente do Sarau do Parque na Biblioteca do CEU Parque Anhanguera que acontece todas as ultimas terças feiras do mês, as 19:00h. Com a participação de crianças e adultos em processo de alfabetização, o sarau é um encontro que permite a a formação de novos leitores.
Convide seu amigos e bole um sarau super legal!

Você sabe o que é o CEU? Centro Educacional Unificado (CEU) é um complexo educacional, esportivo e cultural caracterizado como espaço público múltiplo. Os CEUs possuem: - 01 Centro de Educação Infantil (CEI) para crianças de zero a três anos,  - 01 Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para alunos de quatro e cinco anos - 01 Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que também oferece Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Todas as unidades são equipadas com quadra poliesportiva, teatro, playground, piscinas, biblioteca, Telecentro e espaços para oficinas, ateliês e reuniões. Os espaços são abertos à comunidade, inclusive aos finais de semana.  Com programação variada para todas as idades, os CEUs garantem aos moradores dos bairros mais afastados acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, tecnologia e práticas esportivas, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades locais.  Para saber mais clique aqui
Compartilhe!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

13 comentários

  1. Olá!Boa noite!
    Paloma
    Tudo bem?
    Bela postagem!
    Obrigado pelo carinho da visita
    É verdade.Os saraus vêm retomando o espaço privilegiado que possuíam.Hoje, bastante dinâmico e alegre.É um lugar onde , como diz um amigo meu, todo mundo é público e artista.Já fui em alguns performáticos/poéticos
    E o CEU, contribui mesmo para o lazer dos moradores afastados.Minha cunhada que vai muito.
    Bela quarta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A Paz de Deus Paloma,

    Fica feliz em saber que é nossa irmã, gosto desses eventos, nos aprendemos muito com eles....abçs e sauda a família!!!


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paloma, obrigado pela visita lá no blog e por seu comentário. Vlw a força.
    Eu adoro um Sarau. Já participo de alguns fazem bons anos. Mas, sempre informais claro. Eu não sabia sobre os CEUS, achei a ideia deles bem interessante. Moro no Rio de Janeiro e não sei se tem algo deste tipo por aqui. parabéns pelo post. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já participei de um sarau e a experiencia foi muito boa. O tema era sobre a evolução da mulher, ai eu e minhas amigas fizemos um vídeo sobre o assunto, entrevistando as donas do colégio e as professoras e os professores foi muito legal.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  5. Muitooooooooo legal mesmo a postagem , Xará! Aii..Sarau é tudo de bom e adorava participar no colégio. Pena que aqui perto da minha casa não tem essas festividades culturais. Ah...pena mesmo. Saudade!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  6. Que legal, eu confesso que nunca participei de nada parecido, mas acredito que deve ser muito bom. Adorei o post!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. A minha cidade é um poço de ignorancia :(
    Nunca tem NADA ;~

    Querendo mudar isso eu e uma amiga estamos pensando em montar uma especie de clube do livro, to animadissima com a ideia :D

    Beeeijao

    ResponderExcluir
  8. Na minha cidade tambén não tem nadaaaaa!!! =|

    Post muito interessante!!
    Adorei o seu blog,ainda não conhecia, estou seguindo.
    Também tenho um blog sobre livros, se vc quiser conhecer será muito bem vinda!!

    Beijoos!
    http://www.myliterarylife.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Paloma! Eu nunca fui em um Sarau, na verdade só conheço de romances históricos e nem imaginava que ainda fossem realizados. Gostei desta novidade, valeu a dica.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Todos os semestres minha faculdade faz um Sarau, mas eu nunca participei. Para os estudantes de Letras, nos pedem para fazer encenações em outras línguas. É bacana assistir.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Paloma!
    Morro de vontade de ir a algum Sarau, mas nunca soube de nenhum por aqui. Acho super bacana a ideia, só falta mesmo a oportunidade de conhecer.
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Pois é meninas, pelo menos em São Paulo há um movimento muito forte, vários Saraus acontecem tanto no centro como nas periferias, entre eles (os que lembro) Sarau da Brasa, Sarau da Cooperifa, Sarau do Binho, Sarau Suburbano Convicto, Sarau do Parque, que é na biblioteca onde trabalho. Nas casas de Cultura também.

    ResponderExcluir
  13. Normalmente a gente escuta essa palavra em livros mais antiguinhos. Adorei o post.

    Bjs
    http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi, obrigada por sua visita, sempre bem vinda.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho. ;)

 
© 2011-2014 Livros Estrelas
Desenhado por Gledson Nascimento.
Licenciada sob uma licença Creative Commons License Brasil.
Posts RSSComments RSS
Back to top