"- De que está rindo? - perguntou Pinóquio, confuso e preocupado com aquele seu nariz que crescia a olhos vistos.
- Eu estou rindo da mentira que você contou!
- E como sabe que eu contei uma mentira?
- As mentiras, meu menino, se reconhecem logo, porque são de duas espécies: as que têm as pernas curtas, e as que tem o nariz comprido."
A mentira pode te livrar de uma situação constrangedora de momento, porém a dita cuja tem nariz comprido sim! Uma hora ou outra a verdade bate a porta e então meu amigo, adeus ao que você construiu, ou tentou, durante anos: a sua personalidade e caráter.
Pinóquio, um menino apenas, aprendeu com as consequências de suas atitudes que a mentira e a preguiça não o levariam a lugar algum, pelo contrário, cada vez que ele inventava algo para se safar ou levar vantagem, pior ficava sua situação perante terceiros e daqueles a quem ele amava.
Para os leitores que curtem contos de fadas, recomendo a leitura dos originais, sem aquele encantamento colorido da Disney. Eles são belos e nos proporciona ricos detalhes, tanto do cenário, quanto da personalidade dos personagens. Muito bom!
Ah, e nada de alimentar o nosso pinóquio interior! As relações humanas agradecem.

Eu sou apaixonada por Pinóquio, a história é nada menos que maravilhosa, mas concordo com você não podemos deixar uma mentira crescer, porque de uma forma outra ela é descoberta, não gosto de mentira, mesmo que a verdade as vezes doa um pouco.
ResponderExcluirbeijos, Lu
Lendo ao Luar
Olá Paloma,
ResponderExcluirMentira é uma coisa que não devemos nutrir eu pelo menos não gosto e não minto, Pinóquio é um excelente livro e acho que você iria gostar do livro Noah foge de casa...belo post....abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
OIee Lominha! Adorei o texto, você sabe que sou fã do seu blog,né? Lindo como você poetiza e nos faz refletir através da literatura! Amo...
ResponderExcluirDepois me diz se esse livro 501 grandes escritores é bom,tá?
Beijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.
Olá
ResponderExcluirPah
Obrigado pelo carinho de sempre
sabe que eu não tinha pensado nisso? Muitas vezes ao assistirmos "clássicos", contos de fadas... em formato moderno, nos preocupamos mais com a super produção e perdemos um pouco da essência.
Dizemos que a mentira tem pernas curtas porque cedo ou tarde, ela cambaleia, tropeça e acaba sendo alcançada pela verdade. Primeiro, porque quando mentimos fazemos mais esforço do que quando dizemos a verdade. O dilema moral. Segundo porque, quando precisa ser repetida, a mentira é sempre contaminada por fragmentos da verdade ou por outra mentira...
Meu carinho
Bom domingo
Beijos
Adorei seu texto, e é muito importante que principalmente as crianças ao lerem este livro, se liguem na mensagem que ele nos passa. Realmente não devemos alimentar o nosso Pinóquio interior...
ResponderExcluirAproveito para agradecer sua visita lá no blog. Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Adorei Páh!
ResponderExcluirGosto muito dos filmes da Disney, além de serem bem humorados, são lindos e trazem uma mensagem.
Beijokas da Mylloka
Blog da Mylloka
É indiscutivel... uma hora ou outra o mentiroso é descoberto! Como você mesma disse, melhor sofrer as dores da verdade do que ver seu bom carater ser duvidado pelas outras pessoas.
ResponderExcluirEu sempre quis ler os clássicos contos de fadas em formato original... MAs fico com um pouco de medo, haha. Estamos acostumados às versões bonitinhas dos desenhos animados; ver tudo de uma forma mais adulta deve ser meio assustador. Mas procurarei ao menos o do Pinóquio! \o
Beijo, flor!
Amei o post (e tô amando o novo layout *-* Tá fofo!)